A constelação familiar individual consiste em uma terapia sistêmica, em que se tem de um lado o paciente e do outro a(o) Constelador(a), na qual utiliza-se como ferramenta de trabalho bonecos, âncoras de chão e qualquer outros recursos que possam representar os integrantes do sistema familiar para auxiliar na identificação da demanda em questão.
Com duração média de 2 horas, a consulta tem como objetivo buscar as origens dos emaranhamentos e repetições familiares presentes no campo, afim de trabalhar o alinhamento do sistema e liberar o paciente para sua vida.
Para exemplificar, assim como em uma constelação, para que o universo se mantenha em ordem cada estrela possui seu determinado lugar no céu. Em semelhança, para que haja harmonia na constelação das famílias cada membro tem que ocupar seu lugar.
O mais interessante nessa terapia pode-se dizer que é um convite a cuidar da história da sua família, ao reconhecer dores que perduram por gerações, e escolher romper esses padrões pela escolha de fazer diferente. E finalmente poder brilhar na liberdade de ter encontrado a sua localização correta. E agora eu te pergunto, você tem essa disposição?